04 fevereiro 2011

Monte Gilboa

Monte Gilboa, Galileia, Israel

1 Samuel 31:8 - Sucedeu, pois, que, vindo os filisteus no outro dia para despojar os mortos, acharam a Saul e a seus três filhos estirados na montanha de Gilboa.

Foto tirada na região da antiga Gileade, onde Gideão testou os seus homens. Aqui fica o Monte Gilboa, conhecido por ser o local da morte do rei Saul e três de seus filhos.

As montanhas em Israel são verdadeiras testemunhas dos vários momentos de climax na história da nação hebraica. As montanhas era o local das teofanias, (Deus se manifestando), local das grandes revelações, dos sacrifícios e de grandes encontros com o Senhor. É também o local das aberrações de Israel e de sua prostituição espiritual. Local de morte (Moisés em Nebo), de batalhas, de vitórias e derrotas. 

Ao procurarmos pelos grandes acontecimentos na vida de Israel, estamos muitas vezes olhando para o alto, para as montanhas. Isso faz-nos lembrar que nos momentos importantes de nossa, seja de vitória ou de derrota, de alegria ou de tristeza, há sempre uma conexão com as alturas.

Paulo escreve em Colossenses 3:1, "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus."

Jesus também fazia bom uso dos montes e lugares altos. Lembramos do seus ensinos como o Sermão do Monte na Galiléia ou quando saía para orar e ensinar no Monte das Oliveiras; de sua transfiguração que em um monte (Marcos 9) e até da sua morte se deu em um monte chamado Calvário. 

No final dos tempos os montes terão um papel especial. A bíblia diz que as aflições serão tantas que as pessoas começarão a dizer aos montes: Caí sobre nós, e aos outeiros: Cobri-nos. 

Muitos olharão para os montes com o local de refúgio pois a palavra de Deus diz: Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes. Lucas 21:21

Mas se não houver monte para fugir? O salmista nos conforta dizendo: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares." Salmo 4:1-2.

Ainda que não haja montes, Deus permanece pois é a Rocha da Nossa Salvação. Olhe para essa Rocha e firme-se nela.

Tenha um bom dia!