13 janeiro 2011

Vale de Elá

Vale de Elá (Entre Belém e Kyriat Gath)

1 Samuel 17:2 e 49 -  Porém Saul e os homens de Israel se ajuntaram e acamparam no vale do carvalho, e ordenaram a batalha contra os filisteus.  … E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.

A foto acima foi tirada no Vale de Elá, cujo nome deriva de um tipo de carvalho da região, por isso, a ACF já traz em sua tradução esse nome.

Quase toda criança no mundo ocidental já ouviu falar da história de David e Golias, o jovem pastor de ovelhas contra o gigante guerreiro campeão dos Filisteus. David, como o Senhor Jesus depois dele, nasceu em Belém de Judá que ficava a uns 22Km da cidade natal de Golias, Gate, que dista 4Km da moderna cidade Israelense Kiryat Gath.

A história é realmente impressionante e nos mostra como o Senhor age , não só na história de Israel mas na vida de todo aquele que nEle crê e nEle espera. O Senhor age de maneira completamente inesperada, contrariando muitas vezes a lógica de nossas mentes racionais. 

Quando morávamos em Jerusalém, nós íamos todos os sábados de manhã fazer evangelismo em Kyriat Gath, a 4Km da antiga Gate de Golias dos Filisteus. No caminho estava Belém, logo na saída de Jerusalém; e lá,  o " check point " , local onde todo carro era parado para inspecção por soldados Israelenses. Este sempre foi o momento mais difícil de nossa viagem com soldados Israelenses armados até aos dentes, sempre preparados pois havia sempre o risco de um ataque inimigo. Minha família ficava sempre apreensiva com a nossa ida mas graças ao nosso bom Deus nunca aconteceu nada de mal durante as dezenas de vezes que fizemos o percurso.

No caminho para Kyriat Gath passávamos sempre pelo Vale de Elá, e lá eu era sempre lembrado de como Deus concedeu aquela espetacular vitória ao jovem David e ao seu povo Israel. Semelhantemente, temos muitos gigantes na nossa corrida espiritual e, eles são realmente necessários para que não incorramos no risco de confiar demasiadamente na carne mas confiar plenamente em Deus e nEle apenas. Somos continuamente confrontados com o impossível justamente para sermos assim impulsionados a clamar a Deus por socorro e esperar nele (Salmo 40:1-3). Assim seu glorioso nome é glorificado em nossas vidas e gozamos da paz que só ele pode dar.

Não sei se você que lê esse artigo está passando pelo Vale de Elá da sua vida, mas se estiver, lembre-se que o Senhor não só pode, como também deseja, te dar essa vitória. É através de dificuldades e tribulações que somos aperfeiçoados para sermos bênção para o mundo, assim seremos a luz do mundo e o sal da terra. 

Lembre-se do que o apóstolo Paulo ouviu do Senhor em 2 Coríntios 12:9 "E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo."