25 janeiro 2011

O Perfume Que Agrada ao Senhor

Especiarias e Incensos em loja na Cidade Velha, Jerusalém

Êxodo 40:27 - E acendeu sobre ele o incenso de especiarias aromáticas, como o SENHOR ordenara a Moisés.
As fotos acima foram tiradas em lojas da Cidade Velha em Jerusalém onde são vendidos incensos e especiarias. Hoje, ao olhar para estas fotos consigo lembrar dos aromas e, com eles, algumas das experiências que tivemos na Terra Santa.
É impressionante como associamos certos odores à experiências marcantes de nossas vidas. O cheiro de “Chicken Curry”, prato típico indiano, me faz lembrar imediatamente de Londres, principalmente da época que moramos em East London, onde há grande concentração de pessoas oriundas da India e Bangladesh. Fico imaginando como seria a experiência de poder sentir o cheio que emanava do Tabernáculo quando ervas aromáticas eram oferecidas no altar. 

O texto em Êxodo 30:34-35 e 37:29 nos revela os detalhes do incenso aromático que deveria ser feito por um perfumista qualificado e o ato de oferecer incenso a falsos deuses era veementemente proibido conforme Jeremias 1:16 e 7:9, pois provocava a ira do Senhor.
O perfume produzido pela fórmula descrita em Êxodo 30 era de uso exclusivo do Senhor e ninguém tinha permissão para reproduzi-lo. “Porém o incenso que fareis conforme essa composição, não o fareis para vós mesmos; santo será para o SENHOR. O homem que fizer tal como este para cheirar, será extirpado do seu povo.” - Êxodo 30:37-38.  O Sumo Sacerdote deveria usá-lo de maneira exclusiva no serviço do Tabernáculo e principalmente para santificar os seus utensílios. Assim, as coisas santificadas ao Senhor tinham um cheiro especial é único.
No Salmo 141:2, o salmista traça um paralelo entre o incenso e o ato de adoração ao Senhor quando diz: “Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde.”   
Paulo diz que o sacrifício do Senhor Jesus subiu até Deus Pai como um cheio agradável.

E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” Efésios 5:2. E a respeito dos que creem, ele diz que 

“... para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?2 Coríntios 2:15-16
A nossa adoração a Deus consiste em sempre servir ao Senhor usando o melhor perfume. E qual é o melhor perfume que podemos usar na adoração? Além dos versos mencionados acima, deixo-vos mais dois.
Romanos 12:1 - Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
Salmos 19:14 - Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu!