19 janeiro 2011

Nebo, Visão da Terra Prometida

Monte Nebo, Jordânia (Antiga Moabe)

Deuteronômio 34:1 - Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está em frente a Jericó e o SENHOR mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã.
Tiramos a foto acima em nossa última viagem à Jordânia durante o inverno. Estava mesmo muito frio e os ventos tinham força suficiente para nos jogar no chão.  A Jordânia é hoje o que antigamente era Amon (norte) Moab (centro) e Edom (Sul). Infelizmente o tempo estava encoberto e caía uma neve muito fina quando a foto foi tirada e por isso não podemos ver os verdes campos do Vale do Jordão e região.

Deuteronômio 34 narra uma das imagens mais marcantes deste livro, a morte e sepultamento de Moisés no topo do Monte Nebo. Este local marcava a fronteira com Canaã e daqui o grande profeta Moisés pôde ver a Terra Prometida mas não lhe foi permitido entrar nela, morrendo portanto fora da terra da promessa.

Sabemos todavia que Moisés cruzou essa fronteira mas não com suas próprias pernas nem por seu próprio mérito. Não me refiro aqui à Canaã terrestre mas a Verdadeira Canaã espiritual, onde todos os salvos por Jesus habitam.

A história de Moisés no Monte Nebo serve-nos como metáfora para descrever os limites da nossa vida terrena e dependência contínua de Deus.  Desde o começou dessa jornada pelo deserto rumo à Canaã, Moisés já havia dito ao Senhor: “Se Tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui” em resposta ao pronunciamento do Senhor que antes lhe dissera: “Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.” Deuteronômio 33:14-15.

Na nossa jornada espiritual, o Senhor não só nos sustenta e nos guia durante a viagem que muitas vezes pode ser turbulenta e cheia de perigos, mas também nos encoraja levando nos muitas vezes a picos montanhosos onde, de longe podemos ter um gostinho daquilo que nos espera. E finalmente Ele nos garante que, apesar de ser grande o abismo que dEle nos separa, Ele é suficientemente poderoso para nos transportar deste para aquele mundo que é o Reino do Filho do seu amor.

"Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor." Colossenses 1:12-13.

Descanse no Senhor e tenha um bom dia!