27 janeiro 2011

Lei e Ordem

Rua em ReHavia, Jerusalém

Salmos 4:8  - Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.

Esta foto foi tirada em ReHavia, Jerusalém entre a casa do Presidente de Israel e a casa oficial do Primeiro Ministro. Coincidentemente, a escola de nossa filha ficava bem no meio da distância que as separa. 

Quase todos os dias eu era parado pelos seguranças do Presidente, que perguntavam quase sempre as mesmas coisas. No princípio, aquilo me deixava mesmo irritado e muito me incomodava, mas depois que se acostuma, é até divertido.

Logo percebemos que segurança em Israel é mesmo a prioridade número um. Há um ou mais seguranças em praticamente todas as lojas de médio e grande porte e até mesmo em farmácias, restaurantes, agência dos correios e ônibus coletivo. A maioria dos jovens, incluído as meninas, servem o exército por dois anos quando completam 18 anos. Nesse exato momento temos lá pelo menos dois grandes amigos. É muito comum vermos jovens carregando metralhadoras mesmo quando estão apenas passeando pelas ruas. 

Há um outro aspecto da segurança que pra mim foi mesmo uma surpresa, a lei e a ordem no transito. As ruas israelenses são muito bem sinalizadas em todas as cidades e em qualquer paste destas, seja centro ou periferia, a sinalização e a ordem é a mesma. Como podem ver na foto, há várias sinalizações e placas em diferentes alturas, sinalização vertical e horizontal, barreiras de proteção e muitos guardas (policiais) de trânsito. São muito rígidos com os pedestres também; um amigo nosso foi multado em 100 Shekels porquê atravessou a rua fora da faixa de pedestre. 

Um dia quando voltávamos da Igreja no sábado à noite, por volta das 10:30, passamos por uma multidão de pessoas na rua celebrando a vitória do Beitar Israel como campeão de futebol daquele ano. O detalhe que me chamou muito a atenção: ninguém colocava o pé na rua (no asfalto), toda a celebração tinha que ser em cima das calçadas. Quando o sinal de pedestres abria, todos atravessavam apressadamente para não serem pegos infringindo a lei, incrível!

Mas, por quê tanta segurança e preocupação com a vida humana? Numa população total de 7 milhões, perder um habitante já é um grande número. Parece absurdo o que estou dizendo, parece que só os israelenses tem esse amor pela vida? Claro que todas as nações fazem um grande esforço para evitar baixas, seja na guerra ou em acidentes de qualquer natureza. A diferença é que em Israel isso é levado muito a sério, parece ser uma experiência constante e não um episódio esporádico. É um estilo de vida se preocupar com segurança, comer de maneira saudável, cuidar de si e se preocupar com o próximo.

Porém, todo cuidado humano não dá garantia de absoluta preservação da vida. Essa garantia só é absoluta se ouvirmos a voz do Senhor que diz: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.”  Mateus 7:24-25

Tenha um bom dia!