12 janeiro 2011

Flores de Israel

Flores de Jerusalém (Foto Montagem) 
Quando fui a Israel pela primeira vez minha expectativa era de encontrar regiões desertas e áridas e vegetação típica com cactos. Esperava também encontrar montanhas e vales como os mencionados em grande abundância na Bíblia. Quando cheguei no antigo aeroporto de Ben Gurion notei logo que a paisagem local era bem diferente da Londres, cidade onde morávamos na época; e a paisagem à beira da estrada que nos levava até Jerusalém pareceria com a topografia de algumas regiões do interior da Bahia, meu estado natal, porém intensamente mais verde. Estava muito frio, era inverno, o tempo estava relativamente húmido e o sol parecia competr com a contínua garoa que insistia em deixar o chão constantemente molhado.

Não vi árvores de grande porte mas também não vi logo de imediato os desertos e vales que esperava ver. Mas, andando pelas ruas de Jerusalém percebi uma grande quantidade de plantas ornamentais e frutíferas tais como videiras e limoeiros por toda parte. Via também que há muitos parques e jardins e neles uma variedade enorme de flores, sempre muito coloridas em tons fortes e vivos (como na montagem que fiz acima). 

Notável é o fato de que praticamente do jardim, privado ou particular, havia sempre um sistema de irrigação com mangueiras escondidas próximas das raízes das plantas. Numa área conhecida por constantes conflitos políticos e muitas vezes violentos, eu percebia naquelas flores uma calma singela e delicada. E de fato, as flores tem muito mais a ver com a Jerusalém que vi do que com a Jerusalém que eu ouvia falar. 

Um ano depois da minha primeira visita, mudei com minha família para Jerusalém e confesso que durante os quase dois anos que moramos lá nunca ouvimos um tiro, nunca ouvimos que um banco foi assaltado, que alguém tinha sido vítima de uma bala perdida ou que ladrões haviam invadido a casa de alguém. De fato, nunca nos sentimos tão seguros em um ambiente urbano como em Jerusalém; e as flores que víamos realmente parecia estar em perfeita sintonia com a paz, a tranquilidade e a segurança que a cidade transmite. 

Veja aqui uma amostra das centenas de flores que fotografei enquanto morávamos em Jerusalém.